Mens Tennis Forums banner

Federer é o Maior Ícone. Tudo bem admitir.

1.3K views 56 replies 26 participants last post by  Supercell  
#1 ·
Fiz um tópico este ano apreciando totalmente Nadal, e agora é a vez de Federer. Não tenho problemas em dizer isso como fã de Djokovic. Nole conquistou mais e deve ter orgulho disso. Pessoalmente, vejo os três na mesma categoria, no final das contas. Quando você atinge 20+ Grand Slams, você está em uma companhia muito especial, e nesse ponto, as pessoas podem argumentar por quem quiserem. É mais do que compreensível nesse ponto. Alguns pontos que se desenrolam de forma diferente e a contagem de Grand Slams pode facilmente parecer diferente, afinal. Todos eles alcançaram coisas ridículas para usar em inúmeros argumentos (se você puder gastar tempo discutindo sem parar sobre "GOAT"). Todos eles são GOATs à sua maneira. Levei muito tempo para atingir esse nível de sabedoria, mas finalmente cheguei, vendo além das conquistas do meu jogador favorito.

Dito isso, este tópico não é sobre "GOAT". Para mim, Federer é verdadeiramente o maior de longe em termos de impacto no mundo do tênis. Não é apenas a arte do tênis, a vitória ou o nível de pico. A própria pessoa criou um interesse insano no mundo do tênis. Ele não foi promovido pela mídia como a próxima grande coisa (pelo menos não mais do que Safin, Roddick ou Hewitt inicialmente), então todo esse interesse que Federer criou no esporte foi devido ao seu trabalho árduo. Foi tudo Federer. Ele era original demais e bom demais. Alcaraz/Sinner podem ganhar 30 Grand Slams, mas não podem ser Federer (e não precisam ser, tudo bem). Mesmo com o estilo de lado, eles simplesmente não são tão intrigantes em termos de personalidade. Roger simplesmente tinha uma aura incomparável. Um perfeccionista até o âmago. Teimoso demais (ou talvez ganancioso demais) para se contentar apenas em vencer. Ele queria parecer perfeito enquanto o fazia também (@florentine falou sobre isso em detalhes antes). Isso certamente acrescentou muito à apreciação. Ele conquistou o amor do establishment, se é que alguma coisa, lol.

Alcaraz tem uma ótima imagem (Sinner também, talvez) até agora, e ele é muito simpático, mas Federer tinha um toque muito especial. Seus momentos de raiva e crueza o tornaram mais simpático e humano. Seu choro o tornou mais humano. Ele era perfeito, mas falho, mas isso só o tornou cada vez mais interessante. Ele conseguia falar fluentemente vários idiomas, e você podia sentir que ele é extremamente inteligente. As línguas não são apenas para exibição. Você podia sentir que há muito, muito mais nele do que aparenta. Ele era o pacote completo para o mundo do tênis. Uma personalidade tão intrigante.

Os outros três (Djokovic, Nadal e Murray) que competiram duramente com ele também são interessantes à sua maneira e também tinham muito temperamento, mas Federer era compreensivelmente especial demais para a maior parte do mundo do tênis. Seria interessante ver se ele escreve um livro e aprende mais sobre ele como pessoa e como ele vê a vida fora do tênis, o que realmente importa na vida para ele. Federer acredita em Deus e quão espiritual ele é? Talvez Federer fosse a obra-prima final de Deus no tênis, e tivemos sorte de testemunhá-la.

Há alma e espírito por trás do artista. Havia um desejo profundo e implacável de criar algo verdadeiramente especial que mais importava para o próprio Federer, mesmo que isso às vezes tivesse um custo. Talvez só ele pudesse entendê-lo completamente. Pode-se dizer com segurança que ele deixou sua marca em quase tudo no tênis e alcançou mais do que queria. Ele inspirou algo além de apenas vencer, e isso deve ser admirado. Negar isso é desrespeitar o incrível trabalho árduo que ele dedicou a aperfeiçoar tal arte. Ele não jogou simplesmente um tênis tão polido e bonito. Ele mexeu incansavelmente em tudo para dançar na quadra de uma maneira tão esteticamente agradável.

Resumo: Muita aura + muitas vitórias + personalidade intrigante, não apenas um cara legal simples + combinou vitórias com estilo à perfeição + fluente em vários idiomas + energia autêntica e um bom homem de família + muita aura novamente. Todos esses fatores contribuíram para que Federer fosse o jogador mais icônico que veremos.

Mal posso esperar para ver sua entrevista com Roddick em breve. Espero que haja coisas novas para aprender sobre ele.

#2 · (Edited)
O que desencadeou este tópico foi assistir a vídeos de sua corrida no USO 2008. Foi uma redenção lendária após Wimbly 2008. O USO 2008 salvou seu ano. Ele estava lá para provar algo desesperadamente.

Image

Image

#4 ·
McEnroe um ícone maior. Pessoas sem interesse em tênis sintonizaram para vê-lo. Nenhum outro jogador pode dizer isso!

John McEnroe mencionado em seu dia, com as sobrancelhas levantadas. Isso é icônico. Ele transcendeu o esporte! Ninguém chega perto.
Você pode confirmar isso @BurnsTennis @florentine? Eu realmente duvido, para ser sincero.

#6 ·
É completamente lixo quando muita gente fala muito sobre muitas outras coisas que elevam a grandeza de alguns jogadores, enquanto ao mesmo tempo reduzem as conquistas do tênis e todo o tênis a apenas 4 torneios e à corrida pelos Grand Slams! O tênis é muito mais do que 8 semanas por ano. E Nole não tem apenas o recorde de Grand Slam, mas todos os principais recordes! E ele se saiu muito melhor nas principais categorias de recordes do que Fed, Rafa e Sampras combinados. 2 YE#1 a mais que Sampras, 118 semanas a mais que Fed, 2 Slams a mais que Rafa, 1 CGS a mais que Rafa, 1 WTF a mais que Fed, medalha de bronze a mais que Rafa, 4 Masters a mais que Rafa, 2 CGM a mais que qualquer um, 1485 pontos ATP a mais que Fed e Nole-slam, W%, top10, top5 recordes e h2h positivo contra todos os principais rivais.

#17 ·
é completamente lixo quando muitas pessoas falam muito sobre muitas outras coisas que elevam a grandeza de alguns jogadores, enquanto ao mesmo tempo reduzem as conquistas do tênis e todo o tênis a apenas 4 torneios e à corrida pelo Grand Slam! o tênis é muito mais do que 8 semanas por ano. e nole não tem apenas o recorde de Grand Slam, mas todos os recordes principais! e ele se saiu muito melhor nas principais categorias de recordes do que fed, rafa e sampras combinados. 2 YE#1 a mais que sampras, 118 semanas a mais que fed, 2 Grand Slams a mais que rafa, 1 CGS a mais que rafa, 1 WTF a mais que fed, medalha de bronze a mais que rafa, 4 Masters a mais que rafa, 2 CGM a mais que qualquer um, 1485 pontos ATP a mais que fed e nole-slam, W%, top10, top5 recordes e h2h positivo contra todos os principais rivais.
Mas isso não é sobre conquistas, aí Djokovic não tem concorrência, é sobre ser um ícone e ter um impacto neste esporte como um todo. Quando você pergunta a pessoas aleatórias a esse respeito, tenho certeza de que elas dirão o nome de Fed com muito mais frequência do que o de Djokovic.

#8 ·
Outra coisa que definiu uma hierarquia não escrita entre os torneios do Grand Slam, em OE e no tênis de alto nível, é essa rivalidade Borg-Connors-McEnroe.

Certamente, RG foi o reino "pacífico" de Borg; seus sucessos tiraram RG de seu torpor nos anos 1970, mas nunca houve confrontos contra os outros dois.

Enquanto Wimbledon e o US Open produziram as batalhas mais formidáveis, dignas de uma tragédia grega.

Isso deixou um impacto duradouro na percepção de cada Grand Slam até hoje, e reflete o impacto que Borg ainda tem.

Também reflete o status de "parente pobre" do AO dos anos 1970 e início dos anos 1980 (mesmo que o AO tenha feito esforços consideráveis para retornar à família), que paradoxalmente viu o fim de sua era sombria, graças aos herdeiros de Borg, Wilander e Edberg, verdadeiros, mas muito mais discretos pioneiros dos anos 80.

#19 ·
As rivalidades de Federer com Nadal e Djokovic foram vitais para tornar Federer um grande ícone do esporte. Se ele não tivesse rivais à altura, seria um pouco mais difícil comercializar um show solo.
Uma inversão de papéis interessante, admito. 🤓

Não é como se Federer existisse antes de Nadal e Djokovic e que eles foram os que conduziram todas as suas carreiras atrás de Federer... mesmo depois que o Maestro se aposentou. 😅

Ou talvez fosse como se, no Fed Express, eles tivessem "engatado" os "vagões" Nadal e Djokovic... se é que posso dizer :oh:

#22 ·
McEnroe também é americano e apareceu em programas de TV, filmes e em todo lugar. Mal se ouve falar de Federer desde que ele se aposentou (o que não é um problema)
McEnroe se colocou sob os holofotes após o tênis. É por isso. Você pode fazer muitas coisas após a carreira, McEnroe permaneceu ativamente no campo gravitacional do esporte.

#29 ·
Deve estar tudo bem para os fãs de Nadovic admitirem que Federer simplesmente tinha mais estilo, arte e elegância.

Claro, títulos também são importantes e eles ganharam muitos, mas se a definição pública de GOAThood é maior do que meros números, então devemos apreciar a percepção deles.
E honestamente, não sei por que alguém teria um problema com isso. Coisas que não podem ser medidas por números adicionam mais beleza e apreciação a esta vida. Estatísticas e matemática não são tudo. As pessoas percebem e apreciam coisas na vida que vão além de apenas números, e isso é lindo de se ter na vida. E como disse @BurnsTennis, existem vários jogadores que são icônicos à sua maneira especial. Não estou dizendo que Federer é o único grande ícone aqui.

• Like
Reactions: FlyingSaucer
#18 ·
Honestamente, eu também acho.

McEnroe é uma boa sugestão, mas é principalmente americanizado ou em programas de TV americanos. Não tenho certeza se pessoas fora desse círculo o conheceriam tão bem quanto os outros ou o mundo.

Quando você vai para a Ásia ou América do Sul, geralmente é o nome de Roger Federer que vem primeiro. Especialmente na Ásia, notei. Posso confirmar porque moro em um país na Ásia e sou peruano. Não posso dizer muito sobre a África e o resto, mas visto que Federer jogou uma partida pela África em 2020 e faz seus projetos na África do Sul com sua fundação, eu presumiria que ele é bastante popular lá.

#28 · (Edited)
Desde que acompanho o esporte, aqui estão alguns ícones que vejo, por vários motivos:

Rod Laver - Grand Slam de calendário duas vezes
Bjorn Borg - levou a popularidade a um novo nível com as garotas gritando, etc. Curiosamente, seu tênis não era tão extravagante quanto sua popularidade
Jimmy Connors - atraiu milhões de pessoas com seu espírito de luta e ousadia
John McEnroe - atraiu milhões novamente, mas principalmente porque ele era um moleque e um gênio louco em um só pacote
Martina Navratilova - desertou para os EUA da Tchecoslováquia. Tornou-se uma máquina de vencer. Era emocional, assumiu sua homossexualidade. Tornou-se então porta-voz de várias questões
Chris Evert - comportamento muito semelhante a Bjorn Borg. Popular por sua boa aparência e breve noivado com Jimmy Connors. Rivalidade lendária com Navratilova. 80 partidas!
Billi Jean King - Ajudou a criar a WTA Tour. Ganhou sua partida "Battle of the Sexes" contra Bobby Riggs. Eventualmente assumiu sua homossexualidade. Também se tornou porta-voz de certas questões. Complexo de tênis e competição nomeados em sua homenagem
Steffi Graf - personalidade quieta, mas intensa, que atraiu fãs em todo o mundo, mesmo que ela se mantivesse reservada.
Andre Agassi - visto como uma personalidade maior que a vida com o cabelo grande (peruca), a imagem é tudo, batendo forte de ambos os lados com sua raquete superdimensionada. Trabalhou através de seus demônios para ganhar tudo. Convenceu muitos homens brancos a raspar a cabeça quando viram que ele ficava bem com isso. Abriu uma escola para crianças desfavorecidas em Las Vegas. Casou-se com Steffi Graf
Pete Sampras - o homem que perseguiu e eventualmente deteve o recorde de Grand Slam por nove anos. Antes dele, ninguém falava sequer sobre o recorde de Grand Slam. Sua lendária rivalidade com Agassi. Visto como Mr Wimbledon até hoje
Venus Williams - primeira mulher negra desde Althea Gibson a vencer Wimbledon. Fez campanha árdua por igualdade salarial no tênis
Serena Williams - por todas as suas conquórias e personalidade (boa e ruim).
Roger Federer - o último verdadeiro mestre de todas as quadras com um backhand de uma mão. Parece que nunca mais acontecerá. Alcaraz tem um backhand de duas mãos, então nunca será tão estiloso. Um backhand de duas mãos não pode ser tão estiloso, mesmo que tenham todos os golpes.
Rafael Nadal - um Jimmy Connors com esteroides, quando se trata de espírito de luta, arruinou seu corpo para vencer partidas e torneios
Novak Djokovic - o único ícone ainda jogando. Todos os outros ícones estão no passado.

Posso ter esquecido outros, mas estes são os ícones que vejo no tênis. Já mencionei Arthur Ashe.

#36 ·
Desde que acompanho o esporte, aqui estão alguns ícones que vejo, por várias razões:

Rod Laver - Grand Slam de calendário duas vezes
Bjorn Borg - levou a popularidade a um novo nível com as garotas gritando etc. Curiosamente, seu tênis não era tão extravagante quanto sua popularidade
Jimmy Connors - atraiu milhões de pessoas com seu espírito de luta e ousadia
John McEnroe - atraiu milhões novamente, mas principalmente porque ele era um moleque e um gênio louco em um só pacote
Martina Navratilova - desertou da Tchecoslováquia para os EUA. Tornou-se uma máquina de vencer. Era emocional, assumiu sua homossexualidade. Tornou-se então porta-voz de várias questões
Chris Evert - semblante muito semelhante a Bjorn Borg. Popular por sua boa aparência e breve noivado com Jimmy Connors. Rivalidade lendária com Navratilova. 80 partidas!
Billie Jean King - Ajudou a estabelecer o WTA Tour. Ganhou sua partida "Battle of the Sexes" contra Bobby Riggs. Eventualmente assumiu sua homossexualidade. Também se tornou porta-voz de certas questões. Complexo de tênis e competição com seu nome
Steffi Graf - personalidade quieta, mas intensa, que atraiu fãs do mundo todo, mesmo que ela se mantivesse reservada.
Andre Agassi - visto como uma personalidade maior que a vida com o cabelo grande (peruca), imagem é tudo, batendo forte de ambos os lados com sua raquete superdimensionada. Trabalhou através de seus demônios para ganhar tudo. Persuadiu muitos homens brancos a raspar a cabeça quando viram que ele ficava bem com isso. Abriu uma escola para crianças desfavorecidas em Las Vegas. Casado com Steffi Graf
Pete Sampras - o homem que perseguiu e eventualmente deteve o recorde de Grand Slam por nove anos. Antes dele, ninguém sequer falava sobre o recorde de Grand Slam. Sua lendária rivalidade com Agassi. Visto como Mr Wimbledon até hoje
Venus Williams - primeira mulher negra desde Althea Gibson a ganhar Wimbledon. Campanha forte por igualdade salarial no tênis
Serena Williams - por todas as suas conquistas e personalidade (boas e más).
Roger Federer - o último verdadeiro mestre de todas as quadras com um backhand de uma mão. Parece que nunca mais acontecerá. Alcaraz tem um backhand de duas mãos, então nunca será tão estiloso. Um backhand de duas mãos não pode ser tão estiloso, mesmo que tenha todos os golpes.
Rafael Nadal - um Jimmy Connors com esteroides, quando se trata de espírito de luta, arruinou seu corpo para ganhar partidas e torneios. E, claro, o Rei de Roland Garros.
Novak Djokovic - o único ícone ainda jogando. Todos os outros ícones estão no passado.

Eu posso ter esquecido outros, mas estes são os ícones que vejo no tênis. Já mencionei Arthur Ashe.
Um post tão bonito. Eu realmente aprecio isso. Precisamos apreciar mais as lendas do passado, mesmo que não fossem do nosso agrado. Não suporto J-Mac em comentários ou mesmo como pessoa, mas não posso negar que ele tinha muito talento puro de S&V. Eu não suportava Sharapova, mas não posso negar que ela adicionou mais interesse ao tênis feminino, mesmo que não tenha sido tão bem-sucedida quanto Henin ou Serena. Eu respeitava seu espírito de luta implacável, independentemente de quantas surras ela recebesse de Serena. Há mais no tênis do que apenas títulos e conquistas. Personalidades e narrativas (as histórias) quase importam tanto em muitos aspectos. Outro dia, eu estava assistindo aos destaques de James Blake (ele era muito divertido de assistir em seu auge). O que me levou a isso foi o quanto eu gostei de seus comentários no recente USO. E notei o quão semelhante sua técnica é à de Sampras. Ele era um jogador de fundo de quadra ofensivo, mas seus golpes (Forehand, Backhand e saque) foram todos inspirados em Sampras se as pessoas prestassem atenção ao jogo de Blake. Foi legal notar isso. Federer obviamente foi inspirado por Sampras e Edberg. E provavelmente Borg em algum nível. Sem inspiração de lendas, não teríamos grandeza como o Big 3 em primeiro lugar. Eu sei que Sampras inspirou Djokovic, mas não sei quem eram as lendas favoritas de Nadal do passado. Talvez Borg? Eu deveria pesquisar isso talvez.

#31 ·
Fiz um tópico este ano apreciando totalmente Nadal, e agora é a vez de Federer. Não tenho problemas em dizer isso como fã de Djokovic. Nole conquistou o máximo e ele deve se orgulhar disso. Pessoalmente, vejo os três na mesma categoria, no final das contas. Quando você atinge 20+ Grand Slams, você está em uma companhia muito especial, e nesse ponto, as pessoas podem argumentar por quem quiserem. É mais do que compreensível nesse ponto. Alguns pontos que se inclinam de forma diferente e a contagem de Grand Slams poderia facilmente parecer diferente. Todos eles alcançaram coisas ridículas para usar em inúmeros argumentos (se você puder gastar tempo discutindo sem parar sobre "GOAT"). Todos eles são GOATs à sua maneira. Levei muito tempo para atingir esse nível de sabedoria, mas estou aqui, vendo mais do que apenas as conquistas do meu jogador favorito.

Dito isso, este tópico não é sobre "GOAT". Para mim, Federer é verdadeiramente o maior de longe em termos de impacto no mundo do tênis. Não é apenas a arte do tênis, a vitória ou o nível de pico. A própria pessoa criou um interesse insano no mundo do tênis. Ele não foi promovido pela mídia como a próxima grande novidade (pelo menos não mais do que Safin, Roddick ou Hewitt inicialmente), então todo esse interesse que Federer criou no esporte foi devido ao seu trabalho árduo. Foi tudo Federer. Ele era original demais e bom demais. Alcaraz/Sinner podem ganhar 30 Grand Slams, mas não podem ser Federer (e não precisam ser, tudo bem). Mesmo com o estilo de lado, eles simplesmente não são tão intrigantes em termos de personalidade. Roger simplesmente tinha uma aura incomparável. Um perfeccionista até o âmago. Muito teimoso (ou talvez muito ganancioso) para se contentar apenas em vencer. Ele queria parecer perfeito enquanto o fazia, também (@florentine falou sobre isso em detalhes antes). Isso certamente acrescentou muito à apreciação. Ele conquistou o amor do establishment, se é que alguma coisa lol.

Alcaraz tem uma ótima imagem (Sinner também, talvez) até agora, e ele é muito simpático, mas Federer tinha um toque muito especial. Seus momentos de raiva e crueza o tornaram mais simpático e humano. Seu choro o tornou mais humano. Ele era perfeito, mas falho, mas isso só o tornou cada vez mais interessante. Ele conseguia falar fluentemente vários idiomas, e você podia sentir que ele é extremamente inteligente. As línguas não são apenas para exibição. Você podia sentir que há muito, muito mais nele do que aparenta. Ele era o pacote completo para o mundo do tênis. Uma personalidade tão intrigante.

Os outros três (Djokovic, Nadal e Murray) que competiram arduamente com ele também são muito interessantes à sua maneira e também tinham muito entusiasmo, mas Federer era compreensivelmente especial demais para a maioria do mundo do tênis. Seria interessante ver se ele escreve um livro e aprende mais sobre ele como pessoa e como ele vê a vida fora do tênis, o que realmente importa na vida para ele. Federer acredita em Deus e quão espiritual ele é? Talvez Federer fosse a obra-prima final do tênis de Deus, e tivemos sorte de testemunhá-la.

Há alma e espírito por trás do artista. Havia um desejo profundo e implacável de criar algo verdadeiramente especial que mais importava para o próprio Federer, mesmo que isso às vezes tivesse um custo. Talvez só ele pudesse entendê-lo completamente. Pode-se dizer com segurança que ele deixou sua marca em quase tudo no tênis e alcançou mais do que queria. Ele inspirou algo além de apenas vencer, e isso deve ser admirado. Negar isso é desrespeitar o trabalho árduo inacreditável que ele dedicou para aperfeiçoar tal arte. Ele não jogou simplesmente um tênis tão polido e bonito. Ele mexeu em tudo incansavelmente para dançar na quadra de uma maneira tão esteticamente agradável.

Resumo: Muita aura + muitas vitórias + personalidade intrigante, não apenas um simples cara legal + combinou vitórias com estilo à perfeição + fluente em vários idiomas + energia autêntica e um bom homem de família + muita aura novamente. Todos esses fatores contribuíram para Federer ser o jogador mais icônico que veremos.

Mal posso esperar para ver sua entrevista com Roddick em breve. Espero aprender coisas novas sobre ele.
Se você está realmente procurando um ícone do tênis, não procure mais, Arthur Ashe... é um fato o quão corajoso ele foi. Mas eu só queria colocar isso para fora.

#32 ·
Desde que acompanho o esporte, aqui estão alguns ícones que vejo, por vários motivos:
Isso está correto, mas sua lista ainda inclui os principais ATG da OE.

Outros que são mais discretos ou divisivos são esquecidos, como Lendl, Edberg e Wilander.

Posso ter perdido outros, mas estes são os ícones que vejo no tênis. Já mencionei Arthur Ashe.
É aqui que o rótulo "icônico" difere do status de ATG e do número de Grand Slams.

Na minha opinião, em um contexto completamente diferente de Ashe, mas refletindo uma era, Nastase e Gerulaitis também são icônicos, certamente não os "mais icônicos", mas as pessoas muitas vezes se aglomeravam para ver uma partida desses caras.

Nesse sentido, eles eram verdadeiras estrelas.

#34 ·
@talicnitom Por favor. Djokovic nunca esteve na posição em que teria que sacrificar "toda a sua carreira" como resultado de não ser vacinado, pois ele tinha trinta e poucos anos na época e a maioria de sua carreira já estava atrás dele. Ele já tinha um extenso currículo e muitos milhões em ganhos naquele ponto.

É bom ver que este tópico de um fã de Djo te deixou irritado, no entanto.

#41 ·
@talicnitom Por favor. Djokovic nunca esteve na posição em que teria que sacrificar "toda a sua carreira" como resultado de não ser vacinado, pois ele tinha trinta e poucos anos na época e a maior parte de sua carreira já estava atrás dele. Ele já tinha um currículo extenso e muitos milhões em ganhos naquele ponto.

É bom ver que este tópico de um fã de Djo te deixa irritado, embora.
ok, apenas GOAThod e seu sonho de que ele lute por toda a sua carreira e estivesse tão perto de alcançá-lo naquele momento!

#39 ·
Federer é definitivamente e facilmente o jogador de tênis mais icônico de todos os tempos. Verdadeiramente único. Não se pode realmente emular a técnica notável no saque e no forehand.
Agora, se você quer um modelo para se inspirar (em termos de jogo), Djokovic seria esse cara, já que a maioria das pessoas joga com um backhand de duas mãos.

#47 ·
Borg foi o maior ícone na sua época, quando jogava. Provavelmente o maior da história do tênis.
Ele talvez tenha um bom argumento. Nasci em 1992, então não sei muito sobre essa era. A primeira partida que assisti foi uma final ou semifinal de Roland Garros entre Guga e Ferrero, acho. Um épico de 5 sets, se bem me lembro. Falando em Borg, até o próprio Federer disse que gostaria de conversar com Borg pessoalmente em sua entrevista recente. Achei isso interessante.

• Like
Reactions: SaFed2005
#49 ·
@Nole Rules Murray sofreu o tipo de espancamento e lesões no corpo que se esperaria de um boxeador veterano quando ele pendura as luvas. Talvez Murray tenha levado essa analogia de boxeador de contra-ataque dois passos longe demais em um esporte sem contato....
Infelizmente verdadeiro. Ele deveria ter encontrado uma maneira de melhorar seu saque e segundo saque e ser mais ofensivo em geral. Seu jogo era brutal para o corpo, apesar de sua incrível forma física.

#51 ·
Concordo e discordo deste post, acho que os três grandes jogadores são muito particulares de maneiras diferentes: Federer, sua obsessão pela perfeição e seu enorme ego que ele dominou para trabalhar a seu favor, parece que você nunca pôde realmente conhecê-lo... Nadal, seu TOC limite, rituais, preferindo odiar perder do que amar ganhar, mesmo quando ganha no limite do sofrimento. Frequentemente mal compreendido por muitos. Djokovic, o homem que sempre esteve nas sombras, que encontrou seu lugar para se juntar à festa onde dois gigantes já estavam sentados, e pegar o pedaço maior do bolo no final, com sua combinação de teimosia (não aceitar o quase impossível) e flexibilidade, para tentar qualquer coisa e se abrir à pesquisa e à mudança mais do que os outros.

#57 ·
O OP provavelmente está certo. Federer ganhou sua popularidade e status não apenas por resultados dominantes, mas também por um estilo de jogo esteticamente agradável, que atraiu fãs. No entanto, não descarto que Alcaraz possa obter um status semelhante se continuar a entregar por mais alguns anos. O cara definitivamente tem isso em seu jogo para hipnotizar os fãs.

• Like
Reactions: FlyingSaucer